CASA AMENDOEIRA | RMK ARQUITETURA
Palavras do Arquiteto "O acentuado declive transversal do lote determinou o partido arquitetônico adotado para a construção. De forma a possibilitar a menor movimentação de terra possível no lote, a modelagem da topografia buscou o equilíbrio entre cortes e aterros no sítio. Sendo assim, utilizaram-se planos em pedra natural que acomodam e contém a movimentação de terra e que também apoiam a residência.
A residência, implantada na cota mais elevada do lote, se apoia e se projeta sobre os planos em pedra, 50 m sobre o nível do mar, propiciando as melhores visuais para a praia.
Com área de 199,29 m², a Casa Amendoeira apresenta dois pavimentos. No térreo garagens e zonas de serviços. No pavimento superior áreas sociais e íntimas orientam-se para as melhores visuais e insolação, sendo acessados por escadas metálicas externas.
Constituída de materiais naturais e em estado bruto, tais como concreto aparente, madeira e pedras da região, a casa integra-se de forma discreta na paisagem da encosta.
As piscinas projetadas em balanço sobre os arrimos em pedra, a 10 m de altura do solo, encontram o mar como limite.” Otavio Riemke